sábado, 30 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl
Textual description of firstImageUrl

Diagrama De Corpo Livre

Estática para engenharia - Hibbeler 10° edição



Desenhe o diagrama de corpo livre da perfuradora manual que é fixada por um pino em A e pressiona a superfície lisa em B.
Fonte: Estática para Engenharia - Hibbeler 10° Edição.


O diagrama de corpo livre de qualquer estrutura estática deve ser iniciado observando - se quais são os pontos de apoio. No caso desta figura existem dois pontos de apoio, um sendo o ponto A e o outro o ponto B.
Portanto, vamos desenhar o esqueleto do diagrama e fixar os dois apoios. A figura abaixo ilustra o diagrama com seus apoios.


Estática para engenharia - Hibbeler 10° edição


Outro ponto importante que deve ser considerado ao fazer o diagrama de corpo livre é, identificar que tipo de apoio está atuando no ponto em questão. No caso do nosso exercício os apoios são: fixo e simples.
É o tipo de apoio que determina quantas forças de reação estão agindo sob a estrutura. Se você quer saber mais sobre os apoios, assista o vídeo que preparamos sobre tipos de apoio em vigas.
Colocando as forças de reação para cada apoio apresentado em nosso exercício, as reações ficarão conforme apresentado na figura abaixo.


Estática para engenharia - Hibbeler 10° edição


Espero ter ajudado você que estava com dúvidas sobre como fazer o diagrama de corpo livre. Em um próximo post, calcularemos a intensidade de cada força de reação.
Se gostou, deixe seu comentário abaixo.


Quer aprender através de exercícios resolvidos em vídeos com um professor?, assista a apresentação agora >> CLIQUE AQUI <<




4 comentários: