sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Textual description of firstImageUrl
Textual description of firstImageUrl

Aprenda Fazer Diagrama De Corpo Livre

Estática para engenharia Hibbeler 10° edição

Desenhe o diagramam de corpo livre do rolo de papel de 50kg que tem centro de massa em G e está em equilíbrio sobre a lâmina sem atrito do carregador de papel. Explique o significado de cada força atuando no diagrama. 
Fonte: Estática para Engenharia - Hibbeler 10° Edição.

Olhando para este exercício para bicho de sete cabeça, mas não é. Olhe para o rolo de papel e veja que está apoiado em dois pontos, sendo, o ponto A e o ponto B. Esses são os dois pontos onde estão as reações.
As reações estão inclinadas a 30° e perpendiculares a linha do garfo da empilhadeira conforme mostra o diagrama de corpo livre da figura abaixo.



Observe na figura acima que, RA e RB são as reações dos apoios A e B.
Agora, para finalizar vamos decompor as forças de reação. Isso é necessário porque essas forças estão inclinadas e, para fazer esta decomposição, tomaremos como referência o eixo x e y e chamaremos essas forças de RBx, RBy, RAx e RAy. O resultado está na figura abaixo.




Espero ter ajudado e, em uma próxima postagem vamos calcular a intensidade de força dessas reações. Caso tenha gostado, deixe um comentário abaixo.



Quer aprender através de exercícios resolvidos em vídeos com um professor?, assista a apresentação agora >> CLIQUE AQUI <<


Nenhum comentário:

Postar um comentário